Sessão de Relato de Caso


Código

P006

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: VER -prime

Autores

  • RODRIGO EGIDIO DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • João Paulo Egidio de Melo (Interesse Comercial: NÃO)
  • Giovanna Azevedo Rodrigues (Interesse Comercial: NÃO)
  • Francisco Weliton Rodrigues (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PARAMETROS DA CAMARA ANTERIOR PELO PENTACAM PRE E POS FACOEMULSIFICAÇAO E SUA RELAÇAO COM A PRESSAO INTRA OCULAR (PIO)

Objetivo

Avaliar o uso do Pentacam pré e pós facoemulsificação na quantificação dos parâmetros da câmera anterior e sua correlação com a PIO em pacientes normotensos .

Método

Trata-se de um estudo descritivo transversal retrospectivo com revisão de prontuários eletrônicos de um hospital particular de referência em oftalmologia em Goiânia (GO). Foram analisados 17 olhos com catarata e normotensos submetido a facoemulsificação. As variáveis volume córnea, volume câmara, ângulo, profundidade de câmera anterior, paquimetria na área mais fina e diâmetro pupilar utilizando-se o tomógrafo Pentacam® HR 70900 (Oculus Wetzlar, Alemanha), além da PIO antes e após facoemulsificação.

Resultado

Foram estudados 9 pacientes com idade variando entre 59 e 82,5 anos; com média 74,0±7,6 anos, sendo 5 (55,5%) do sexo feminino e 4 (44,5%) do sexo masculino, no total de 17 olhos, sendo 8 (47,1%) dos olhos direito e 9 (52,9%) dos olhos esquerdo. A pressão Intraocular teve redução pós facoemulsificação mínima de 0,5 e máxima de 5,0 com média de 2,9; a paquimetria teve redução mínima de 1 e máxima de 10 com média de 4,4; o diâmetro pupilar variou de mínima 0,1 e máxima 1,9 com média de 0,6; o volume da córnea variou com mínima de 0,3 e máxima de 1,7 e média de 0,7; o diâmetro da córnea teve variação pós facoemulsificação mínima de 0,10 e máxima de 0,20 sendo a média de 0,11. (Tabela01) ( Fig01)

Conclusão

Observou-se que a redução pós-operatória da PIO não foi dependente as mudanças da profundidade da câmera ou ângulo ou volume da câmera e o único preditor direto estatisticamente significativo foi a PIO pré e pós-operatória observadas através da regressão linear Estudos são necessários para investigar outros parâmetros que possam afetar a PIO em pacientes normotensos com ênfase na microestrutura da malha trabecular e/ou do canal de Schlemm.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

Essilor
Genom

Patrocínio Prata

ABBVIE
Ofta

Patrocínio Bronze

ALCON
CARL ZEISS
ADAPT

69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

27 a 30 de agosto de 2025 | Curitiba/PR

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP