Código
TL12
Área Técnica
Oftalmopediatria
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: UNIVERSIDADE DE SAO PAULO
Autores
- LAURA GOLDFARB CYRINO (Interesse Comercial: NÃO)
- Paulo Vigga (Interesse Comercial: NÃO)
- Matheus Enrico Dias Vaz Monteiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Fernanda Nicolela Susanna (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Gabriel Salomão Libânio (Interesse Comercial: NÃO)
- Carolina Minelli (Interesse Comercial: NÃO)
- Ana Carolina Sarmento B. Carneiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Arthur Pinho de Amorim (Interesse Comercial: NÃO)
- Lia Zumblick (Interesse Comercial: NÃO)
- Roberta Melissa Benetti Zagui (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PROJETO VISIONARIOS: TREINAMENTO REMOTO PARA TRIAGEM VISUAL NA PRIMEIRA INFANCIA
Objetivo
Avaliar a eficácia de um programa de treinamento remoto para profissionais da educação na realização de triagem ocular em crianças de 2 a 5 anos, abordando a saúde ocular além da acuidade visual. O estudo buscou aprimorar o conhecimento desses profissionais e capacitá-los para identificar sinais precoces de problemas visuais, como a ambliopia, permitindo intervenções oportunas.
Método
Estudo prospectivo com 42 profissionais da educação infantil em uma creche de São Paulo, Brasil com treinamento à distância sobre saúde ocular e triagem visual. Avaliações pré e pós-treinamento mediram conhecimento, confiança e habilidades dos profissionais. Posteriormente, eles avaliaram 240 crianças, cujos exames foram comparados aos de oftalmologistas. A precisão foi analisada por testes estatísticos, incluindo McNemar-Bowker, Wilcoxon e coeficiente de correlação intraclasse (ICC). Tabela 1 descreve o fluxograma do projeto.
Resultado
Houve melhora significativa no conhecimento sobre saúde ocular infantil e na confiança dos profissionais em realizar triagens visuais. Os escores pós-treinamento indicaram aumento na habilidade de aplicar e interpretar os testes visuais (p < 0,001). A comparação entre as avaliações dos educadores e as da equipe oftalmológica demonstrou concordância moderada (ICC = 0,48), indicando que os educadores foram capazes de identificar corretamente a maioria dos casos suspeitos, apesar de subestimar algumas alterações sutis. O treinamento foi bem aceito, com 97,7% dos participantes relatando aumento no conhecimento sobre triagem ocular e 100% reconhecendo a relevância do curso para sua atuação profissional. Mais detalhes em figura 1 e 2.
Conclusão
O Projeto VISIONários demonstra a eficácia de um programa remoto de treinamento para educadores é uma estratégia viável para ampliar a triagem visual infantil principalmente em com acesso limitado à saúde. Essa abordagem pode ser implementada em larga escala e integrada a programas nacionais de saúde ocular.