Código
RC203
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)
Autores
- BRENDA ROCHA YAMAMOTO (Interesse Comercial: NÃO)
- Leonardo Cedro Machado (Interesse Comercial: NÃO)
- André Carvalho Kreuz (Interesse Comercial: NÃO)
Título
Fotocoagulação periférica para exsudação macular na Doença de Coats do Adulto associado a Tumor Vasoproliferativo
Objetivo
Relatar tratamento de exsudação macular com fotocoagulação a laser periférica em uma paciente com doença de Coats do adulto associada a tumor vasoproliferativo.
Relato do Caso
Mulher, 20 anos, buscou avaliação oftalmológica de rotina, sem queixas. Na fundoscopia do olho direito (OD) observava-se exsudação macular estrelada, associada a pequena massa elevada na extrema periferia superior, conforme retinografias (figura 1A e B). O exame de tomografia de coerência óptica (OCT) da mácula do OD (figura 1C) revelou exsudatos duros acumulados na camada nuclear externa da hemimácula inferior, afetando parcialmente a fóvea. O exame de angiografia com fluoresceína grande angular (figura 1D e E) revelou áreas de exclusão capilar e telangiectasias na periferia retiniana com impregnação e vazamento tardios no OD, além de telangiectasias na extrema periferia temporal do olho esquerdo; não foram observadas telangiectasias na área macular em nenhum dos olhos. A investigação sistêmica descartou doenças infecciosas e autominues. Considerou-se o diagnóstico de Doença de Coats do adulto bilateral associado a tumor vasoproliferativo retiniano (TVPR) no OD. Foi realizado fotocoagulação a laser (FCL) em toda periferia com exclusão capilar do OD e sobre a massa do TVPR. Após o tratamento, houve absorção completa da exsudação macular ao exame de OCT (figura 2B), da exsudação periférica e do TVPR (Figura 2A). Revisando a literatura, este é o primeiro caso relatado de absorção completa de exsudação macular relevante com fotocoagulação a laser periférica sem tratamentos adjuvantes em paciente com Doença de Coats do adulto associado a TVPR.
Conclusão
O caso destaca a possibilidade da fotocoagulação a laser periférica não associada a tratamentos adjuvantes para tratamento de exsudação macular em pacientes com Doença de Coats do Adulto.