Código
P052
Área Técnica
Oftalmopediatria
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Autores
- MARINA PUERARI PIETA (Interesse Comercial: NÃO)
- ANA HELENA HIRATA CHOI (Interesse Comercial: NÃO)
- CAROLINA MATTANA MULAZZANI (Interesse Comercial: NÃO)
- EDUARDO ROSALES (Interesse Comercial: NÃO)
- ROSANE DA CRUZ FERREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
COMPARAÇAO ENTRE DUAS NOVAS LENTES DE OCULOS PARA CONTROLE DA MIOPIA NA PROGRESSAO MIOPICA EM CRIANÇAS CAUCASIANAS
Objetivo
Estudos recentes demonstraram que lentes de óculos que dimiuem o “defocus” hipermetrópico periférico da retina são eficazes em desacelerar o alongamento axial e a progressão da miopia. Este estudo tem como objetivo comparar os efeitos de duas novas lentes oftálmicas (Miyosmart® da Hoya e Stellest® da Essilor) na progressão da miopia em crianças caucasianas brancas.
Método
Este estudo observacional de coorte prospectivo incluiu 89 crianças caucasianas brancas com miopia, que utilizaram as lentes Miyosmart® ou Stellest® por pelo menos 12 horas diárias. Os dois grupos foram pareados quanto ao sexo, idade e equivalente esférico inicial pré-tratamento. A refração cicloplégica foi realizada antes do início do uso das lentes e repetida aos 6, 12,18 e 24 meses. Equações de estimativas generalizadas foram utilizadas para comparar a progressão da miopia entre os grupos.
Resultado
Um total de 89 crianças miópicas participaram do estudo. O grupo Miyosmart® incluiu 50 crianças, com idades entre 5 e 16 anos, apresentando um equivalente esférico médio pré-tratamento de -3,24 e um equivalente esférico médio após 24 meses de -3,28. O grupo Stellest® incluiu 39 crianças, com idades entre 6 e 16 anos, apresentando um equivalente esférico médio pré-tratamento de -2,75 e um equivalente esférico médio após 24 meses de -3,13. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos (p = 0,944) quanto à progressão da miopia ao longo de 24 meses em crianças caucasianas brancas.
Conclusão
De acordo com este estudo, a redução do desfoque periférico da retina pode desempenhar um papel na desaceleração da progressão da miopia. Ambas as lentes, Miyosmart® e Stellest®, apresentaram resultados semelhantes na redução da progressão da miopia após um período de 24 meses.