Código
RC245
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Oftalmológico do Interior Paulista - HOIP
Autores
- ANA LAURA PALLONE BUZZINI (Interesse Comercial: NÃO)
- MAYARA VALENTIM VITORINO PERINI ROSSETTI (Interesse Comercial: NÃO)
- ALESSANDRO JOSÉ RODRIGUES DARÉ (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RETINOPATIA PURTSCHER LIKE ASSOCIADA A LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO
Objetivo
Relatar um caso atípico de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) com manifestação inicial de vasculite retiniana oclusiva severa em paciente jovem.
Relato do Caso
Paciente G.O.S.S, sexo feminino,28 anos, refere baixa acuidade visual em ambos os olhos(AO) há 15 dias.Hipertensa com episódio de dengue recente,paciente trouxe exames realizados na semana anterior,nos quais a creatinina estava em 1,3 e o hemograma com hemoglobina de 7,0. Apresentava melhor acuidade visual(AV) 20/80 AO.Na retinografia colorida em AO: Edema de disco optico, manchas algodonosas, manchas de Purtscher peridiscais e hemorragias em chama-de-vela e em ponto borrão. Tomografia de coerência óptica, edema de disco com fluido sub retiniano ao redor. Pontos hiperrefletivos ao nível da retina externa e banda hiperrefletiva ao nível da plexiforme externa peri-foveal temporal em olho esquerdo. Um diagnóstico de retinopatia Purtscher Like ou retinopatia pós viral foi levantada com base em sinais clínicos, história sugestiva e tomografia de coerência óptica. Foi solicitada à paciente sorologias e retorno em 2 meses. Paciente retornou com resultados que excluíram causas infecciosas, e confirmada a hipótese de LES, já em tratamento de insuficiência renal com sessões de dialise e iniciando tratamento com cloroquina, possuía melhora da acuidade visual em AO 20/25 e melhora das alterações encontradas nos exames complementares.
Conclusão
Retinopatia de Purtscher like é uma microangiopatia oclusiva rara que compreende sinais retinianos,incluindo manchas algodonosas, hemorragias retinianas e manchas de Purtscher na ausência de trauma, associadas a condições sistêmicas como pancreatite aguda, insuficiência renal, lúpus eritematoso sistêmico. LES é uma doença autoimune severa que pode cursar com alterações oftalmológicas como esclerite,olho seco e vasculites. No caso apresentado, destaca-se a abertura do quadro sistêmico de LES,com a retinopatia, o que é incomum. Dessa forma vale salientar a importância do diagnóstico e tratamento precoce a fim de diminuir a morbidade sistêmica causada pela doença.