Sessão de Relato de Caso


Código

RC084

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal do Pará (UFPA)

Autores

  • HEMENGELLA KARYNE ALVES OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Izabela Almeida Negrão Diniz (Interesse Comercial: NÃO)

Título

CICLOFOTOCOAGULAÇÃO TRANSESCLERAL COM PROTOCOLO DO ARCO DUPLO PARA TRATAMENTO DE GLAUCOMA INFANTIL: UM RELATO DE CASO.

Objetivo

Objetivo: Relatar um caso de glaucoma infantil tratado com ciclofotocoagulação transescleral com técnica de coagulação lenta e protocolo do arco duplo (DA-TSCPC).

Relato do Caso

Relato do Caso: Paciente do sexo masculino, de 13 dias de vida, apresentando no olho direito (OD) buftalmia e olho esquerdo (OE) sem alterações (Figura 1). Ecografia ocular com retina aplicada em ambos os olhos e discreta assimetria de diâmetro ântero-posterior (OD de 15,57mm e OE de 15,29mm . Prescrito colírio hipotensor (Latanoprosta - LTN) para o OD e solicitado exames pré-operatórios. Aos 30 dias de vida, submetido à exame sob sedação e cirurgia antiglaucomatosa (DA-TSCPC). Ao exame, opacidade de córnea no OD (Figura 2A), diâmetro corneano no OD de 12mm e no OE de 10mm, pressão intraocular (PIO) de 22 mmHg no OD (em uso de LTN) e de 10 mmHg no OE. Fundoscopia do OD inviável e do OE sem alterações. Aplicado DA-TSCPC no OD com 1400 mW de potência e 4000ms de duração, utilizando microscópio e transiluminação para determinar a sombra do corpo ciliar. Após 2 meses de realização do procedimento e em uso de LTN, observou-se melhora da opacidade de córnea (Figura 2B). Diâmetro corneano permanecia em 12mm, PIO de 14 mmHg e fundoscopia com escavação de 0,7. Após 6 meses do procedimento, a PIO aumentou para 22 mmHg (em uso de LTN) e optou-se por mais uma aplicação do laser. Em sua última avaliação, aos 19 meses de vida (18 meses após a primeira aplicação do laser e 12 meses após a segunda aplicação), o paciente permanecia com córnea transparente (Figura 2C), PIO de 14 mmHg (em uso de LTN), diâmetro corneano e ântero-posterior estáveis.

Conclusão

Conclusão: O tratamento do glaucoma infantil é cirúrgico. Nesse relato de caso com acompanhamento de 19 meses, a DA-TSCPC foi efetiva na diminuição da PIO com bom perfil de segurança. Esse caso faz parte de um estudo prospectivo em andamento. Mais estudos são necessários para confirmar a segurança e eficácia da DA-TSCPC no tratamento do glaucoma infantil.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

Essilor
Genom

Patrocínio Prata

ABBVIE
Ofta

Patrocínio Bronze

ALCON
CARL ZEISS
ADAPT

69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

27 a 30 de agosto de 2025 | Curitiba/PR

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP