Código
RC240
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande
Autores
- OTAVIO MORELI CARNEIRO MONTEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
- RAQUELLE MACHADO DE VARGAS (Interesse Comercial: NÃO)
- GUSTAVO MARQUES COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PARACENTRAL ACUTE MIDDLE MACULOPATHY EM PACIENTE HIPERTENSA: RELATO DE CASO
Objetivo
Paracentral Acute Middle Maculopathy (PAMM) é uma entidade retiniana caracterizada por lesões hiper-refletivas na camada plexiforme interna e na camada nuclear interna da retina, geralmente associada a isquemia da rede capilar profunda. Essa condição pode estar relacionada a doenças vasculares sistêmicas, como hipertensão arterial, diabetes mellitus e eventos tromboembólicos. O uso da tomografia de coerência óptica com angiografia (OCTA) é essencial para o diagnóstico e monitoramento da evolução do quadro. O objetivo desse trabalho foi relatar um caso com boa evolução e achados clássicos no OCTA.
Relato do Caso
Paciente feminina, hipertensa em uso de losartana, atenolol e sinvastatina, sem histórico de diabetes mellitus, apresentou quadro de fotopsia seguido de escotoma central em olho direito (OD), iniciado há um dia. A acuidade visual (AV) inicial era de conta dedos a 1 metro no OD e 20/30 no olho esquerdo (OE). Ao exame de biomicroscopia, não foram observadas alterações significativas em ambos os olhos. No exame de fundo de olho, observou-se mobilização de pigmentos na mácula do OD, enquanto o OE não apresentava alterações. A tomografia de coerência óptica (OCT) revelou lesão hiper-refletiva na camada plexiforme interna e nuclear interna do OD, compatível com o padrão de PAMM. A angiografia por tomografia de coerência óptica (OCTA) demonstrou uma redução na densidade vascular da rede capilar profunda. O caso foi acompanhado clinicamente com melhora da AV para 20/20 OD e 20/30 e da resposta estrutural retiniana por OCT com melhora da área avascular.
Conclusão
Este caso destaca a importância do reconhecimento precoce de PAMM em pacientes com fatores de risco cardiovascular. A utilização da OCT e OCTA desempenha um papel essencial no diagnóstico e acompanhamento da condição. A monitorização contínua é fundamental para avaliar a evolução do quadro e orientar a abordagem terapêutica mais adequada.