Código
RC140
Área Técnica
Oncologia Ocular
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Autores
- LUIZA COSTA GOMES (Interesse Comercial: NÃO)
- Alana Miguel de Fraga (Interesse Comercial: NÃO)
- Carolina da Silva Mengue (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ALTERAÇÕES OFTALMOLÓGICAS NO DIAGNOSTICO PRECOCE DE LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA: RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar um caso de retinopatia leucêmica, enfatizando a relevância da avaliação oftalmológica no diagnóstico precoce da Leucemia Mieloide Aguda (LMA) e sua evolução no tratamento, destacando a interdisciplinaridade entre oftalmologia e hematologia.
Relato do Caso
Paciente masculino, 33 anos de idade, previamente hígido, refere baixa acuidade visual há 1 mês, especialmente em olho direito (OD). Sintomas associados de cansaço exacerbado, hematomas de pele e sangramentos gengivais. Ao exame, palidez cutânea e discretos hematomas em membros. Ao exame oftalmológico, acuidade visual melhor corrigida de conta dedos em olho direito e de 20/20 em olho esquerdo. Tonometria 14mmHg em ambos os olhos (AO). Biomicroscopia anterior sem alterações AO. Fundoscopia revela área de sangramento desemoglobinizado em região macular direita, hemorragias retinianas em formato de chama com centro branco periféricas AO, correspondendo a Manchas de Roth (Figura 1A-B). Solicitados exames laboratoriais e avaliação cardiovascular/ hematológica, com posterior diagnóstico de Leucemia Mieloide Aguda. Após primeiro mês de tratamento quimioterápico, apresentava melhora progressiva da retinopatia leucêmica (Figura 1C-D) e início da estabilização sistêmica.
Conclusão
O caso demonstra a relevância do exame oftalmológico no diagnóstico precoce da LMA. Alterações retinianas podem ser sinais iniciais da doença e devem ser consideradas no diagnóstico diferencial de pacientes com queixas visuais e sintomas sistêmicos inespecíficos. O acompanhamento oftalmológico permitiu avaliar a melhora da retinopatia com a quimioterapia. O estudo reforça a importância da abordagem interdisciplinar entre oftalmologia e hematologia para otimizar o diagnóstico e tratamento.