Código
RC017
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro Universitário Campo Real
- Secundaria: Hospital de Olhos de Guarapuava
Autores
- AMANDA RAZERA (Interesse Comercial: NÃO)
- MARIO AUGUSTO TEIXEIRA SAMPAIO (Interesse Comercial: NÃO)
- KAREN MICHELETTO ANGELOTTI (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ALTERAÇOES CORNEANAS NO MIELOMA MULTIPLO: UM RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar o caso de paciente com deposição de cristais na córnea, destacando a abordagem diagnóstica e as condutas adotadas.
Relato do Caso
Paciente do sexo masculino, 73 anos, com histórico de anemia e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Procurou atendimento por diminuição súbita da acuidade visual (AV) em olho direito (OD) há um ano, sem fatores desencadeantes. AV em OD de movimento de mãos e AV em olho esquero (OE) 20/40 com correção. À biomicroscopia, córnea com opacidade total e conjuntivalização 360º em OD; em OE córnea com depósito de cristais e catarata nuclear 2+/6+. Fundoscopia impossível devido opacidade de meios em OD; OE sem alterações. Foram solicitadas sorologias para herpes simplex 1 e 2, varicela-zóster, VDRL e hemograma completo. Os exames revelaram hemoglobina 8 g/dL, hematócrito 26%, leucócitos 4940, plaquetas 200.000. Herpes 1 e 2 IgG positivo. Foi solicitada ao paciente biópsia de medula óssea devido alterações no hemograma, considerando a associação de mieloma múltiplo com manifestações corneanas, sendo o resultado positivo para mieloma. O tratamento oncológico foi rapidamente iniciado e, após 4 meses, houve diminuição do depósito de cristais. Foi indicada também facoemulsificação de OE para melhora da AV.
Conclusão
A deposição de materiais a esclarecer na córnea necessita de investigação e abordagem multidisciplinar. Neste caso, o achado de cristais sugeria uma suspeita de mieloma múltiplo. O seguimento cuidadoso e exames complementares foram essenciais para a condução do caso, diagnóstico precoce de câncer hematológico e tratamento eficaz.