Sessão de Relato de Caso


Código

RC281

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital das Clínicas da UFMG - Hospital São Geraldo

Autores

  • MARIA LUISA DE OLIVEIRA HIGINO (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARIA CLARA ALVES ALENCAR (Interesse Comercial: NÃO)
  • DANIEL VITOR DE VASCONCELOS SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

OFTALMIA SIMPATICA SECUNDARIA A RECOBRIMENTO CONJUNTIVAL POS TRAUMA PENETRANTE

Objetivo

Relatar o caso de um adulto que, após trauma penetrante, foi tratado com recobrimento conjuntival e desenvolveu oftalmia simpática.

Relato do Caso

Paciente masculino, 73 anos, suspeita prévia de glaucoma, com história de trauma penetrante no olho direito causado por pedra arremessada por roçadeira. Procurou atendimento em serviço de urgência oftalmológica após 2 dias com queixa de dor, hiperemia e baixa acuidade visual neste olho. Ao exame, acuidade visual de percepção luminosa no olho direito e 20/50 no olho esquerdo. À biomicroscopia, notada hiperemia conjuntival difusa, edema de córnea, laceração corneana inferior medindo 4mm com tamponamento uveal, atalamia e catarata traumática em OD. Tomografia computadorizada de órbitas sem presença de corpo estranho intraocular. Ecografia modo B sugestiva de endoftalmite, descolamento de coroide e descolamento de retina total. Realizado recobrimento conjuntival, além de injeção intravítrea de vancomicina e ceftazidima. Apresentou boa evolução no pós-operatório. Retornou 60 dias após o procedimento com queixa de dor, hiperemia e baixa acuidade visual no olho contralateral. Ao exame, acuidade visual sem percepção luminosa em OD e 20/800 em OE. À biomicroscopia, percebeu-se perfuração com extrusão espontânea do cristalino em OD, além de hiperemia, reação de câmara anterior 2+, precipitados ceráticos granulomatosos e múltiplas sinéquias posteriores em OE. Fundoscopia sugestiva de extenso descolamento de retina seroso em OE, confirmado por tomografia de coerência óptica. Com hipótese diagnóstica de oftalmia simpática, paciente foi internado para pulsoterapia.

Conclusão

A oftalmia simpática é uma condição rara e severa de panuveíte granulomatosa bilateral que ocorre tipicamente após história prévia de traumas penetrantes ou cirúrgicos. Este relato de caso combina estes dois importantes fatores de risco para a doença. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para amenizar as possíveis complicações.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

Essilor
Genom

Patrocínio Prata

ABBVIE
Ofta

Patrocínio Bronze

ALCON
CARL ZEISS
ADAPT

69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

27 a 30 de agosto de 2025 | Curitiba/PR

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP