Código
RC046
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Autores
- LETICIA COLODETTI ZANANDREA (Interesse Comercial: NÃO)
- PAMELA MAZZINI HOMBRE (Interesse Comercial: NÃO)
- FABIO PETERSEN SARAIVA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
COROIDOPATIA MULTIFOCAL BILATERAL ASSOCIADA A GAMOPATIA MONOCLONAL
Objetivo
DESCRIÇÃO DE CASO DE GAMOPATIA MONOCLONAL DE SIGNIFICADO INDETERMINADO A PARTIR DE INVESTIGAÇÃO DE COROIDOPATIA MULTIFOCAL BILATERAL EM PACIENTE ASSINTOMÁTICA DO PONTO DE VISTA SISTÊMICO.
Relato do Caso
MULHER, 75 ANOS, APRESENTOU-SE NO SERVIÇO COM QUEIXA DE ESCOTOMA INFERIOR EM OLHO ESQUERDO (OE) HÁ MAIS DE 1 ANO. EM HISTÓRIA PATOLÓGICA APRESENTAVA HAS E HIPOTIREOIDISMO EM TRATAMENTO. PSEUDOFACIA EM AMBOS OS OLHOS (AO) HÁ 5 ANOS, SEM OUTROS ANTECEDENTES OFTALMOLÓGICOS OU SISTÊMICOS. AO EXAME APRESENTAVA ACUIDADE VISUAL COM CORREÇÃO 20/20 EM AO, LIO TÓPICA EM AO. FUNDOSCOPIA EM OLHO DIREITO (OD) COM MÁCULA SECA, ALTERAÇÃO PIGMENTAR FOVEAL, DRUSAS DURAS, 5 PEQUENAS LESÕES COROIDIANAS PLANAS CIRCULARES DE COLORAÇÃO AMARELADA EM POLO POSTERIOR; EM OE PRESENÇA DE LESÕES COROIDIANAS EM POLO POSTERIOR SIMILARES AO OD PORÉM EM MENOR QUANTIDADE, ALÉM DE MEMBRANA NEOVASCULAR SUBRETINIANA, EXSUDAÇÃO E HEMORRAGIA RETINIANA JUSTADISCAIS. PRESENÇA DE FLUIDO SUBRETINIANO E AUSÊNCIA DE LESÕES PERIFÉRICAS EM AO. APÓS 2 MESES, OBSERVADO EM OD SURGIMENTO DE MICRO HEMORRAGIA INTRARETINIANA TEMPORAL SUPERIOR PERIDISCAL ALÉM DE AUMENTO DA QUANTIDADE DE LESÕES COROIDIANAS. (FIGURAS 1 E 2 DEMONSTRAM RETINOGRAFIAS, OCT DE MÁCULA E OCT EM LESÃO DE COROIDE, RESPECTIVAMENTE EM OD E OE). EXAMES LABORATORIAIS DEMONSTRARAM BETA 2 MICROGLOBULINA 6,69 (VR 2,4), ELETROFORESE DE PROTEÍNAS GAMA 1,82 ( MONOCLONAL 0,76G/DL), IGM 1121, IGG 355, PCR 8,1, HB 12,7 HT 38,7% LEUCÓCITOS 2720 LINFÓCITOS 857 PLAQUETAS 141.000. RASTREIO INFECCIOSO E REUMATOLÓGICO NEGATIVOS. SUBMETIDA A BIÓPSIA DE MEDULA ÓSSEA COM INFILTRAÇÃO LINFOPLASMOCÍTICA ATÍPICA <10%. PACIENTE ATUALMENTE EM SEGUIMENTO OFTALMOLÓGICO, INDICADA APLICAÇÕES DE ANTI-VEGF EM OE, E SEGUIMENTO NA REUMATOLOGIA E HEMATOLOGIA PARA FINS DE AVALIAÇÃO DE IMUNOSSUPRESSÃO, COM DIAGNÓSTICO DE GAMOPATIA MONOCLONAL IGM.
Conclusão
O ACOMETIMENTO OFTALMOLÓGICO RETINIANO E COROIDIANO SÃO CONSEQUÊNCIAS RARAS DA GAMOPATIA MONOCLONAL. PRESENTE CASO RELATA MANIFESTAÇÃO OFTALMOLÓGICA COMO SINTOMA INICIAL, ASSOCIADO A QUADRO SISTÊMICO ASSINTOMÁTICO.