Sessão de Relato de Caso


Código

RC004

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

Autores

  • GABRIELLA MICHETEN DIAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • Ana Bárbara Dias Lopes Urzedo (Interesse Comercial: NÃO)
  • Kenzo Hokazono (Interesse Comercial: NÃO)

Título

CATARATA UNILATERAL INDUZIDA POR PROCEDIMENTO COSMETICO PALPEBRAL

Objetivo

Relatar um caso de catarata unilateral induzida por procedimento cosmético palpebral com a utilização de Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU) .

Relato do Caso

Homem, 53 anos, apresentou diminuição da acuidade visual do olho esquerdo (OE) horas depois de realizar procedimento cosmético em pálpebra esquerda com a utilização de Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU). Ao exame, apresentava acuidade visual com correção (AVCC) de 1.0 em olho direito (OD) e 0.4 em OE. A biomicroscopia do OD não apresentou alterações, e o OE evidenciou catarata cortical anterior 2+, nuclear 1+ e subcapsular posterior 2+. A fundoscopia, pressão intraocular, exame pupilar e motilidade ocular extrínseca de ambos os olhos apresentavam-se dentro da normalidade.

Conclusão

O Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU) é uma tecnologia que utiliza um foco de alta energia em um único ponto e pode penetrar no tecido em diferentes profundidades, induzindo a coagulação térmica e, consequentemente,o rearranjo do colágeno.¹ Com a objetivo de tonificar a pele, o HIFU é usado em diferentes regiões do corpo, inclusive nas pálpebras. No entanto, considerando que a pele da pálpebra é a pele mais fina do corpo humano, a energia utilizada no HIFU pode atingir níveis imprevisíveis, podendo causar danos aos olhos, como uveíte anterior, opacidade corneana, aumento da pressão intraocular e catarata.² Nos casos em que houve a indução de catarata, provavelmente a energia do ultrassom atingiu o cristalino causando coagulação térmica das proteínas cristalinianas, levando à opacificação aguda da lente.³ Dessa forma, embora o HIFU tenha sido aprovado para tratar a área periocular, deve-se estar atento à possibilidade da ocorrência de complicações oftalmológicas decorrentes do procedimento.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

Essilor
Genom

Patrocínio Prata

ABBVIE
Ofta

Patrocínio Bronze

ALCON
CARL ZEISS
ADAPT

69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

27 a 30 de agosto de 2025 | Curitiba/PR

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP