Código
P009
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro Oftalmológico de Minas Gerais (COMG)
Autores
- CATHARINA CANGUSSU FERNANDES RIBEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
- CLARA LEMOS CARNEIRO TRINDADE (Interesse Comercial: NÃO)
- JULIA SOARES OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- LUCCA COSCARELLI FORTES (Interesse Comercial: NÃO)
- LUCAS MAGGI VIEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- ALICE HORTA AZEVEDO DE CASTRO (Interesse Comercial: NÃO)
- ANA JÚLIA PERES DE CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
- LEO NOGUEIRA CAMPOS (Interesse Comercial: NÃO)
- PATRÍCIA VENTURI BITENCOURT (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PRIMODIAGNOSTICO DE CATARATA CERULEA E CATARATA SUTURAL COEXISTENTES
Objetivo
A catarata cerúlea é um subtipo raro de catarata que pode afetar jovens e recém nascidos. Por sua vez, a catarata sutural origina-se nas suturas do cristalino. Ambos subtipos podem ter causas congênita ou adquirida, sendo estas últimas associadas a fatores genéticos, traumas ou condições metabólicas. O objetivo é relatar o caso clínico de um paciente, discutir a ocorrência, enfatizar a relevância do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz.
Método
.
Resultado
Paciente de 27 anos, masculino, sem comorbidades que procurou o serviço oftalmológico com queixa de baixa acuidade visual (BAV) progressiva, notada desde os 18 anos de idade, mas nunca buscou atendimento. Nega história de trauma e uso de medicações. Acuidade visual com correção: 20/400 olho direito (OD), 20/20 olho esquerdo (OE). Ao exame: Biomicroscopia: OD: cristalino com pequenas opacidades azul-esbranquiçadas dispersas e opacidade esbranquiçada ao longo de toda a sutura embrionárias (fig 1). OE: cristalino com pequenas opacidades azul-esbranquiçadas dispersas e opacidades esbranquiçadas ao longo de parte da sutura embrionárias (fig 2); Fundoscopia: sem alterações em ambos os olhos (AO). Diagnóstico: catarata cerúlea coexistente com catarata sutural em AO, mais pronunciada em OD. Paciente encaminhado para seguimento ao departamento de catarata e glaucoma.
Conclusão
A catarata sutural é uma condição infrequente, que geralmente não necessita de intervenção cirúrgica. Já a catarata cerúlea é uma condição autossômica dominante que ocorre desde a infância que pode causar BAV na vida adulta e exigir intervenções. A coexistência de ambas as alterações torna o caso singular. Foi proposto neste caso o tratamento cirúrgico, a fim de obter uma melhora da acuidade visual, porém, ainda não se sabe qual o ganho será obtido devido à possibilidade de ambliopia associada.