Código
P005
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal de Santa Catarina - (UFSC)
Autores
- RAÍSSA GOMES NUNES (Interesse Comercial: NÃO)
- Breno Bonetti (Interesse Comercial: NÃO)
- Maria Antônia Vicente Camargo (Interesse Comercial: NÃO)
- Maria Laura Paes Formanski (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Igor Teixeira Mattiello (Interesse Comercial: NÃO)
- Sofia Cabral Saqueti (Interesse Comercial: NÃO)
- Thaiz Rosso Zatta (Interesse Comercial: NÃO)
- Vitor Domingos Fontanella (Interesse Comercial: NÃO)
- Hugo Diehl Souza (Interesse Comercial: NÃO)
Título
DIFERENÇA NO DIAMETRO PUPILAR PRE E POS-OPERATORIO EM INDIVIDUOS SUBMETIDOS A FACOEMULSIFICAÇAO COM LENTE INTRAOCULAR
Objetivo
Descrever o diâmetro pupilar médio antes e após a facoemulsificação com implante de lente intraocular (LIO) dobrável.
Método
Estudo observacional longitudinal com aferição do diâmetro pupilar escotópico antes da cirurgia de catarata e um mês após. Todos os procedimentos foram realizados por um único cirurgião experiente na técnica de chop horizontal. O diâmetro pupilar horizontal foi medido com o ceratômetro PRK-8000 (Potec). Foram coletados dados de idade, sexo, lateralidade e diâmetro pupilar pré e pós-operatório. Os dados foram inseridos na plataforma Google Sheets e analisados com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 23 para Windows, utilizando média e desvio padrão. Incluíram-se indivíduos operados no Hospital São José de Tijucas (SC) em dezembro de 2024. Pacientes com ambos os olhos operados tiveram cada olho analisado separadamente. Excluíram-se casos com irregularidades pupilares, complicações intraoperatórias, glaucoma, uso de colírios que interferem na função pupilar (por exemplo brimonidina e pilocarpina), cataratas brancas ou traumáticas e histórico de uveíte.
Resultado
Foram analisados 186 olhos: 86 (46,2%) direitos e 100 (53,8%) esquerdos. Destes, 75 (40,3%) pertenciam a homens e 111 (59,7%) a mulheres. A média de idade foi de 70,4 anos (desvio padrão - DP 6,7), variando de 39 a 89 anos. O diâmetro pupilar médio pré-operatório foi 5,27mm (DP 0,91; variação: 3,20–7,60mm) e pós-operatório 4,84mm (DP 0,77; variação: 3,20–7,50mm). A redução percentual no diâmetro pupilar médio foi de 8,15%.
Conclusão
A facoemulsificação reduziu o diâmetro pupilar em 8,15%, valor compatível com o descrito na literatura (na ordem de 10%). Essa redução pode ser explicada pela contração otimizada do músculo ciliar após a substituição da catarata espessa por uma lente intraocular (LIO) fina. Estudos adicionais podem explorar a relação entre tal variação pupilar e a satisfação visual pós-cirúrgica.