Sessão de Relato de Caso


Código

RC060

Área Técnica

Estrabismo

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Olhos do Paraná

Autores

  • HELOISA COSTA PEREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Júlia Momoli (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luisa Moreira Hopker (Interesse Comercial: NÃO)

Título

Cirurgia de Interlacing do músculo reto medial para correção de exotropia decorrente de Schwannoma do III nervo

Objetivo

Relatar caso de paciente submetido a interlacing de reto medial (RM) associado a recuo de reto lateral (RL) para correção de exotropia, sequela de Schwannoma de N. oculomotor (NC III).

Relato do Caso

Paciente masculino, 18 anos, com estrabismo há 5 anos, diplopia e posição viciosa de cabeça (PVC). Sem histórico de uso de óculos/tampão ou antecedentes familiares relevantes. Na avaliação inicial, acuidade visual de 20/20 em OD e 20/20 parcial em OS. Apresentava XT 45 DP e HTE 4 DP ao prisma e cover (PeC) de ambos os olhos, com PVC girada 25º à direita. Versões normais em OD; em OE, apresentava limitação da adução de -5 e limitação do abaixamento de -1,5. Reflexos pupilares preservados. Ressonância magnética evidenciou pequena lesão nodular no ápice orbitário esquerdo, inflamação da gordura intraorbitária ao redor do nervo óptico e atrofia do RM esquerdo. Campo visual mostrou degrau nasal em OS. A principal hipótese diagnóstica foi Schwannoma do NC III, acometendo somente RM esquerdo. A avaliação neurocirúrgica foi sugestiva somente de observar e acompanhar a lesão. Foi optado por realizar cirurgia de interlacing do RM associada ao recuo de 9,5 mm do reto lateral esquerdo. No primeiro pós-operatório, paciente apresentou ortotropia ao PeC para longe e exotropia intermitente residual de 10 DP para perto, com versões normais.

Conclusão

O schwannoma do NC III é um tumor benigno raro, de crescimento lento, originado das células de Schwann. Manifesta-se com sintomas como diplopia, decorrente da paralisia dos músculos extraoculares inervados pelo nervo, e midríase fixa pelo acometimento das fibras parassimpáticas. A técnica de cirurgia de interlacing é uma variação da técnica de Mendonça para estrabismo em alto míopes. A técnica consiste na divisão dos tendões dos músculos RS e RL, seguida pelo reposicionamento da metade superior do RL através do músculo RS não inserido, com posterior reinserção no seu ponto original. Esta técnica visa restabelecer o alinhamento ocular adequado, otimizando a função dos músculos extraoculares afetados pelo schwannoma do NC III.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

Essilor
Genom

Patrocínio Prata

ABBVIE
Ofta

Patrocínio Bronze

ALCON
CARL ZEISS
ADAPT

69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

27 a 30 de agosto de 2025 | Curitiba/PR

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP