Código
RC035
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos de Cascavel
Autores
- VITORIA MARCELA BORDIN DA SILVA MAFRA (Interesse Comercial: NÃO)
- ISABELA MIYAZAKI SOLANO VALE (Interesse Comercial: NÃO)
- LAURA PIUZANA ALVES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
O IMPACTO DO TRATAMENTO DE NODULOS DE SALZMANN NA ESCOLHA DA LENTE INTRAOCULAR PARA CIRURGIA DE FACOEMULSIFICAÇAO
Objetivo
A Degeneração Nodular de Salzmann (SND) é uma condição corneana rara caracterizada pela presença de nódulos subepiteliais branco-acinzentandos localizados frequentemente em média periferia. O objetivo deste relato de caso é examinar o impacto da SND na anatomia da córnea e como ela influencia a escolha da lente intraocular (LIO) para a cirurgia de facoemulsificação (FACO).
Relato do Caso
Paciente feminina, 70 anos, com queixa de baixa acuidade visual e diagnóstico prévio de catarata (CAT). Ao exame: acuidade visual 20/32p em OD e 20/40p em OE. Biomicroscopia: nódulo branco, elevado e subepitelial, em região paracentral de ambos os olhos. OD: CAT N1 / OE: CAT N1-2. Devido a SND, além dos exames pré-operatórios padrões (biometria, microscopia especular e topografia de córnea), solicitou-se um OCT de córnea para avaliação de ceratectomia prévia à FACO. O OCT confirmou a hipótese diagnóstica, com nódulo hiperrefletivo em região epitelial de córnea. Nos exames prévios a qualquer um desses procedimentos, observou-se: ceratometria OE 34.75 x 38.00 Eixo: 20. Topografia e biometria abaixo. Após análise, optou-se pela realização de uma ceratectomia superficial em OE, para melhor cálculo da LIO. Após 50 dias do procedimento, todos os exames foram repetidos: ceratometria OE 43.50 x 47.75 Eixo: 175. Topografia e biometria abaixo. Ao comparar as biometrias e colocá-las na fórmula universal de Barrett II, observa-se uma diferença expressiva em relação a dioptria da LIO: antes da ceratectomia com poder de + 30,5 e após com poder de + 24,5, conforme demostrado nas imagens abaixo.
Conclusão
A SND pode levar a irregularidades na curvatura da córnea, aumento do astigmatismo e poder refrativo alterado e, consequentemente, influenciar a escolha LIO para cirurgia de catarata. Uma abordagem personalizada tanto para o tratamento dos nódulos de Salzmann quanto para a escolha da LIO é crucial para atingir a acuidade visual ideal e minimizar as complicações em pacientes submetidos à cirurgia de FACO.