Sessão de Relato de Caso


Código

RC269

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto Cearense de Oftalmologia

Autores

  • MARCELLA FRANCO DE ALMEIDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • PEDRO JAVIER YUGAR (Interesse Comercial: NÃO)
  • BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA BRAGA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

A IMPORTANCIA DO EXAME DE UBM NO DIAGNOSTICO PRECOCE DE PACIENTE COM QUADRO DE SINDROME UGH.

Objetivo

Relatar o caso de um paciente que apresentou quadro de uveíte crônica após realização de cirurgia de facectomia e destacar a importância da realização de um exame de UBM (biomicroscopia ultrassônica) no acompanhamento de forma qualificada.

Relato do Caso

Paciente do sexo masculino, 70 anos, realizou cirurgia de facectomia há 1 ano, evoluindo com quadro de uveíte crônica em olho esquerdo (OE) .Foi acompanhado em outro serviço previamente em que foram solicitados sorologias para investigação do caso, apresentou exame de toxoplasmose IGG+e prova tuberculina de 6, sendo iniciado tratamento com sulfametoxazol com trimetoprim, prednisolona oral e de uso tópico, além do esquema para tuberculose com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por 6 meses, sem melhora do quadro ao tratamento implementado. Comparece a consulta apresentando acuidade visual em OE pior do que 20/400, já a biomicroscopia: reação de câmara importante com presença de PKs e lente intraocular no sulco com sinéquias 360 graus, pressão intraocular de 25 em ambos os olhos e a fundoscopia foi impossibilitada por opacidades de meios. O exame de ultrassom no modo B demonstrou edema macular. Foi então, realizado exame de UBM em que pode verificar câmara anterior com presença de pontos hiperecogênicos, sugestivo de processo inflamatório, pupila sinequiada 360 graus com massa de fibrina pupilar, algumas traves de sinéquias posteriores, sinéquia anterior e ângulo fechado temporal. Presença de lente intraocular tiltada com possível alça em região de sulco temporal e alça nasal em saco capsular. Sendo aventada hipótese diagnóstica de Síndrome Uveíte- Glaucoma- Hifema (UGH) após cirurgia de facectomia e indicado abordagem cirúrgica para reposicionamento da lente intraocular.

Conclusão

A Síndrome UGH é causada devido o trauma mecânico durante a cirurgia de facectomia ocasionado por um mal posicionamento da lente intraocular. Podemos enfatizar a importância do exame de UBM no diagnóstico precoce e acompanhamento do paciente para determinação de melhor conduta terapêutica e resolução do quadro.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

Essilor
Genom

Patrocínio Prata

ABBVIE
Ofta

Patrocínio Bronze

ALCON
CARL ZEISS
ADAPT

69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

27 a 30 de agosto de 2025 | Curitiba/PR

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP