Sessão de Relato de Caso


Código

RC074

Área Técnica

Estrabismo

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS - Distrito Federal - Brasil

Autores

  • SANDRO ROGERIO RIBEIRO ATAIDE JUNIOR (Interesse Comercial: NÃO)
  • Mayo Kayann Guerra Silva Tavares (Interesse Comercial: NÃO)
  • Murilo Labre Tavares (Interesse Comercial: NÃO)

Título

TRATAMENTO DE GRANDE DESVIO CONVERGENTE COM A TECNICA DE SINGLE INTERLACING MODIFICADO

Objetivo

Evidenciar a técnica de single interlacing modificado como uma opção viável para o tratamento de grande desvio convergente, com ênfase nos benefícios estéticos, funcionais e nos resultados pós-operatórios.

Relato do Caso

Paciente feminina, 60 anos, com desvio convergente iniciado há mais de 20 anos, com progressão anual do quadro. Fez uso de oclusor no olho desviado, mas a condição piorou gradualmente (imagem 1). Em avaliação anterior, considerou-se o uso de prótese ocular, dada a dificuldade de correção. Consta em prontuário anisometropia significativa: +1,75 -2,00 a 180° no olho direito e -18,00 no esquerdo. Ao exame apresentava Esotropia fixa com restrição de movimento. A ressonância magnética das órbitas mostrou deslocamento do reto superior para a região nasal e descolamento do reto lateral para a região inferior, caracterizando "Heavy Eye" ou esotropia associada à alta miopia. Após avaliação cuidadosa, decidiu-se pela correção cirúrgica utilizando técnica de single interlacing modificado no olho esquerdo. A cirurgia consistiu no retrocesso do reto medial em 12 mm, e na ressecção da banda superior do reto lateral em 7mm e entrelaçamento dessa banda pela metade do reto superior que foi divido ao meio. No pós-operatório, observou-se excelente resultado estético, com correção do desvio e retorno à posição ortotrópica. A paciente apresentou melhora significativa na abdução ocular e aumento do campo visual periférico, embora tenha permanecido com ambliopia anisometrópica. O acompanhamento regular manteve bons resultados ao longo do tempo após 4 meses de pós operatório (imagem 2).

Conclusão

A técnica de single interlacing modificado demonstrou ser uma opção eficaz e segura para o tratamento de grande desvio convergente, com resultados estéticos e funcionais satisfatórios, especialmente em casos de esotropia associada à alta miopia e complicações anatômicas.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

Essilor
Genom

Patrocínio Prata

ABBVIE
Ofta

Patrocínio Bronze

ALCON
CARL ZEISS
ADAPT

69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

27 a 30 de agosto de 2025 | Curitiba/PR

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP