Sessão de Relato de Caso


Código

P050

Área Técnica

Oftalmopediatria

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira

Autores

  • LARISSA DE SA BARRETO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Júlia Dutra Rossetto (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AVALIAÇAO DAS HABILIDADES DO PEDIATRA NO EXAME VISUAL DAS CRIANÇAS ATE 05 ANOS DE IDADE.

Objetivo

Avaliar o nível de conhecimento teórico para o exame visual básico de crianças de 0 a 5 anos, dos médicos pediatras e residentes de pediatria de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), através de Questionário.

Método

Estudo piloto do tipo Longitudinal Prospectivo, com coleta de dados por meio de questionário preenchidos virtualmente por médicos pediatras e residentes de pediatria. O questionário para definir o conhecimento dos médicos pediatras e residentes de pediatria acerca da avaliação visual básica e imprescindível, foi elaborado por duas oftalmologistas e validado por outras duas oftalmologistas, acordo com as Diretrizes de exame oftalmológico na criança saudável pela SBP e SBOP. O questionário é composto por questões objetivas e discursivas, sociodemográficas (ano de formatura, áreas de atuação, locais de atuação), além de perguntas para avaliar o conhecimento do médico acerca da avaliação visual pelo médico.

Resultado

Foram obtidas 674 respostas do questionário virtual. Médicos Pediatras e Residentes de Pediatria de várias cidades do país, diferentes idades e subespecializações aceitaram participar do Estudo. O teste de qui-quadrado de Pearson foi utilizado para verificar se há associação entre a realização de treinamento oftalmológico e a prática de avaliação visual em crianças menores de 05 anos durante consultas de puericultura. O valor de p muito baixo (p= 00000000004241 ) indica que existe uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Isso sugere que a realização do treinamento oftalmológico está associada à frequência com que os pediatras realizam avaliação visual nas crianças menores de 5 anos.

Conclusão

Os resultados indicam que profissionais que realizaram treinamento oftalmológico são significativamente mais propensos a realizar avaliações visuais em crianças menores de 5 anos. Esse achado pode sugerir que o treinamento oftalmológico tem um impacto positivo na prática clínica de pediatras, aumentando a frequência da avaliação visual infantil.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

Essilor
Genom

Patrocínio Prata

ABBVIE
Ofta

Patrocínio Bronze

ALCON
CARL ZEISS
ADAPT

69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

27 a 30 de agosto de 2025 | Curitiba/PR

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP