Código
RC172
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos do Paraná
Autores
- EDUARDA POLONIO DE OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- ANA BÁRBARA DIAS LOPES URZEDO (Interesse Comercial: NÃO)
- CARLOS AUGUSTO MOREIRA NETO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CISTO DE PARS PLANA MIMETIZANDO DESCOLAMENTO REGMATOGENICO DE RETINA: RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar o caso de um paciente de 7 anos assintomático com suspeita de descolamento regmatogênico de retina (DRR) diagnosticado com cisto de pars plana (CPP).
Relato do Caso
Paciente do sexo masculino, 7 anos, assintomático, comparece para avaliação oftalmológica por suspeita de descolamento regmatogênico de retina após passar por avaliação de rotina em outro serviço. Ao exame, apresentava acuidade visual sem correção de 1.0 em ambos os olhos. A biomicroscopia e a pressão intraocular não apresentavam alterações. A fundoscopia do olho direito (OD) evidenciava uma elevação bolhosa, de superfície lisa e translúcida, na extrema periferia temporal inferior (Figura 1). O olho esquerdo não apresentava alterações. Com o objetivo de afastar diagnósticos diferenciais, como DRR e retinosquise, solicitou-se ecografia ocular. A ecografia ocular do OD evidenciou imagem cística com dimensões de 3.86mm de diâmetro por 3.08mm de altura (Figura 2). Diante do diagnóstico de CPP, optou-se pela conduta expectante e avaliações oftalmológicas periódicas.
Conclusão
CPP são formados pela separação entre o epitélio pigmentado e não pigmentado do corpo ciliar, ou mesmo dentro do próprio epitélio não pigmentado, e ocorrem mais comumente em conformidade com uma única baía de ora serrata, variando de 0.25 a 2.5 diâmetros de disco. Estima-se que esteja presente em até 18% da população normal. Ao exame, o diagnóstico pode ser desafiador, uma vez que a diferenciação entre quadros como retinosquise e DRR pode ser difícil.