Código
RC117
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Emory Eye Center
Autores
- GEORGE ALENCASTRO DE CARVALHO PAES LANDIM (Interesse Comercial: NÃO)
- Valérie Biousse (Interesse Comercial: NÃO)
- Nancy Jean Newman (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PERDA VISUAL TRANSITORIA MONOCULAR E PAMM : UM ALERTA PARA ARTERITE DE CELULAS GIGANTES
Objetivo
Relatar um caso de paciente com perda transitória visual monocular em olho direito, com função visual, exame fundoscópico e retinografia normal em ambos os olhos e lesão consistente com paracentral acute middle maculopathy (PAMM) no OCT Spectral Domain (OCT-SD) como sinal oftalmológico de alerta para arterite de células gigantes.
Relato do Caso
Uma mulher de 80 anos apresentou episódio de perda visual transitória monocular no olho direito (OD) com duração de 2 horas, indolor, e com remissão espontânea. Ela foi examinada após 4 dia e revisão de sistemas indicou claudicação mandibular no últimom mês. Exame oftamológico com função visual normal e sem presença de defeito pupilar aferente relativo. Os campos visual estavam normais em ambos os olhos. Fundoscopia e retinogragia com aspecto normal bilateralmente. OCT-SD de OD demonstrou lesão focal hyperreflective em banda ao nível da camada internuclear interna, consistente com paracentral middle acute maculopathy (PAAM). Investogação laboratorial demonstrou VHS normal e PCR levemente aumentada. Ela foi prontamente tratada com esteróide endovenoso com diagnóstico presumido de arterite de células gigantes. No dia seguinte, biópsia de artéria temporal direita confirmou arterite de células gigantes. Após curso de esteróide endovenoso, ela foi acompanhada pela Reumatologia com desmame lento de corticóide oral e tocilizumabe quinzenal. Em follow up de 36 semanas, OCT-SD de OD demonstrou atrofia da camada interunclear interna onde previamente foir diagnosticado PAAM. Função visual permanecia normal com acuidade 20/20 em ambos os olhos e campo visual normal bilateralmete.
Conclusão
PAAM tem sido relacionada a diferentes disordens vasculares retinianas, ressaltando o papel fundamental da disfunção vascular em sua patogênese. Em pacientes com 50 anos ou mais, a investigação com OCT-SD com perda transitória monocular visual pode ser útil da identificação de lesões compatíveis com PAMM, o que aumenta a suspeição para arterites de células gigantes e requer ação imediata por se tratar de uma emergência oftalmológica.