Código
RC211
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos da Redentora
Autores
- LARISSA MARIA BORGES (Interesse Comercial: NÃO)
- Igor Mariano Busano (Interesse Comercial: NÃO)
- Paula Miyasaki (Interesse Comercial: NÃO)
Título
Relato de caso de paciente com hiperêmese gravídica associada à retinopatia de valsalva
Objetivo
Descrever um quadro de retinopatia de valsalva, que ocorre devido ao aumento súbito de pressão intraocular venosa. No caso descrito, o aumento da pressão venosa foi decorrente de hiperêmese gravídica.
Relato do Caso
Gestante, 21 anos, IG 26 semanas e 41 dias, buscou atendimento em hospital no interior de São Paulo com relato de baixa acuidade visual súbita e indolor de OE há 1 dia. Relato de episódios de vômitos frequentes e incoercíveis. Possuía traços de anemia falciforme. Negou traumas ou outras queixas. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual corrigida em OD 20/20 e OE conta dedos anteface. PIO 10 mmHg em ambos os olhos (AO). Biomicroscopia sem alterações AO. Em fundoscopia, OD sem alterações e OE com hemorragia sub-hialoidea. Foi prescrito cetorolaco em OE com melhora do quadro e retorno de acuidade visual OE 20/20, mantendo seguimento de rotina.
Conclusão
A hiperêmese gravídica é caracterizada por vômitos incoercíveis, que pode acarretar em quadros de hemorragia premacular. O nível de gravidade é variável. No caso descrito, o tratamento foi conservador, a fim de acompanhar a evolução que, geralmente, cursa com resolução espontânea. Em casos mais raros e específicos, podem ser necessário métodos intervencionistas/cirúrgicos, de acordo com a extensão da hemorragia, bilateralidade e necessidade de melhora da visão. O caso descrito evolui de forma positiva e, em geral, situações como essa possuem bom prognóstico. Os pacientes são aconselhados a evitar anticoagulantes, atividade física intensa e são acompanhados até recuperação completa de acuidade visual.