Sessão de Relato de Caso


Código

RC042

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação banco de olhos de Goiânia

Autores

  • EMANUELY CAMARGO (Interesse Comercial: NÃO)
  • JOÃO PEDRO BORGES PENNA (Interesse Comercial: NÃO)
  • SÉRGIO BRAGA DOS SANTOS AZEVEDO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

Tratamento com Losartana Tópica em paciente de queimadura ocular com defeito epitelial e haze estromal: Relato de caso

Objetivo

Objetivo: Analisar a eficácia do uso de losartana tópica para o tratamento de paciente com haze corneano após defeito epitelial persistente por queimadura ocular.

Relato do Caso

Relato do Caso: Paciente, sexo feminino, 32 anos, vítima de queimadura ocular por fogos de artifício, pálpebras, evoluindo com triquíase, e superfície (conjuntiva, limbo e córnea) cursou com defeito epitelial persistente associado à dor ocular e baixa acuidade visual (Conta dedos OD e 20/20 OE com correção). Tratamento primário com doxiciclina oral, 100mg de 12 em 12 horas, colírio de cloridrato de moxifloxacino 5mg/ml, colírio de hialuronato de sódio 0,15% com trealose 3%, colírio e pomada oftalmológica de Acetato de Retinol 10.000UI/g + Aminoácidos 25 mg/g + Metionina 5 mg/g + Cloranfenicol 5 mg/g por 20 dias. Mantido o defeito epitelial persistente, foi iniciado o uso de lente de contato terapêutica, havendo epitelização total após 15 dias. Devido ao defeito epitelial perdurado por quase um mês, houve evolução para haze estromal. Iniciado então tratamento com colírio de Losartana, dose 0,08% 6 vezes ao dia. Após 2 meses, houve melhora significativa do haze e da visão (20/30 parcial OD e 20/20 OE com correção), tendo mantido a triquíase, foi feito epilações mecânicas enquanto aguarda a possibilidade de ser submetida à termoablação dos folículos triquiáticos com laser de argônio.

Conclusão

Conclusão: A partir do caso, foi possível observar uma boa resposta ao tratamento com losartana tópico, um novo tratamento ainda em estudo para haze corneano, em paciente vítima de queimadura, com melhora evidente da opacidade corneana em comparação fotográfica e da visão.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

Essilor
Genom

Patrocínio Prata

ABBVIE
Ofta

Patrocínio Bronze

ALCON
CARL ZEISS
ADAPT

69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

27 a 30 de agosto de 2025 | Curitiba/PR

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP