Código
RC090
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Oftalmológico do Interior Paulista - HOIP
Autores
- PEDRO AUGUSTO DRUDI DE FIGUEIREDO (Interesse Comercial: NÃO)
- VIVIANE COLOMBARI PINTO (Interesse Comercial: NÃO)
- Ana Laura Pallone Buzzini (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PICOS RECORRENTES DE PRESSAO INTRAOCULAR APOS HEMODIALISE EM PACIENTE COM GLAUCOMA PRIMARIO DE ANGULO ABERTO
Objetivo
Relatar um caso atípico de picos recorrentes de pressão intraocular sintomática após sessões de hemodiálise, associado a uveíte anterior unilateral em paciente com glaucoma primário de ângulo aberto.
Relato do Caso
Paciente, J.M.C, 71 anos, diabético, hipertenso, nefropata, refere dor ocular recorrente no olho direito após sessões de hemodiálise.Em exame oftalmológico de lâmpada de fenda após realização de hemodiálise apresentou hiperemia conjuntival (grau 2+) com presença de células inflamatórias( grau 3+) na câmara anterior de olho direito e PIO de 41mmhg. Nenhuma neovascularização visível ou sinequias foram visíveis na íris ou ângulo. Tratado com 4 classes de hipotensores e com corticoide tópico, não obtendo sucesso para controle de picos dolorosos após hemodiálise. Após picos recorrentes de mesmo episódio foi optado pela realização de trabeculectomia com mitomicina C em olho direito.
Conclusão
Conclusão : A hipertensão ocular aguda após a hemodiálise é um evento raro, mas pode ocorrer pelo fenômeno de desequilíbrio de dialise ocular, podendo levar à progressão do glaucoma.O caso acima relata um paciente com a presença de picos recorrentes e doloros de PIO após hemodiálise desenvolvendo uveite anterior unilateral, até onde visto o segundo relato de caso de aumento repetitivo e sintomático de PIO após a hemodiálise em paciente com glaucoma.