Código
P081
Área Técnica
Visão Subnormal
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: UFAM
Autores
- HEITOR TORRES GARRIDO (Interesse Comercial: NÃO)
- Juliana Torres Garrido (Interesse Comercial: NÃO)
- Lourenço Torres Garrido (Interesse Comercial: NÃO)
- Rossiclei Souza Pinheiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Theodomiro Lourenço Garrido Neto (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM ESCOLA DE MANAUS
Objetivo
Avaliar crianças com deficiência visual, apontando as principais causas da baixa visão, o grau da deficiência e a abordagem realizada na reabilitação.
Método
Foram avaliadas 47 crianças matriculadas um uma escola estadual para deficientes visuais em Manaus. Após exame oftalmológico completo, as crianças foram classificadas quanto ao grau de deficiência (considerando a melhor acuidade visual, com correção óptica), e foram identificadas as principais doenças que causaram a baixa visão. Foram descritas também as diferentes formas de abordagem utilizadas para reabilitação visual. Na análise estatística, foi aplicado teste do qui-quadrado de Pearson (VIEIRA, 2004), com nível de significância de 5%.
Resultado
As principais causas da deficiência visual nas crianças estudadas foram atrofia óptica e retinopatia da prematuridade / ROP (tabela 1). A maior parte das crianças apresentou deficiência profunda (tabela 2), especialmente aquelas com ROP ou malformação bulbar. As variáveis “malformação de retina e nervo óptico” e “malformação do segmento anterior” mostraram relação estatisticamente significante com deficiência de graus menor ou igual a 4 (tabela 3). As tabelas 4 e 5 mostram a distribuição dos 47 alunos conforme o tipo de reabilitação indicada e com os recursos indicados para as 8 crianças que apresentavam resíduo visual e boa cognição para utilizá-los.
Conclusão
Evidenciou-se que 76% dos alunos estudados apresentou cegueira ou deficiência profunda, sendo a atrofia a óptica e a ROP as principais causas da deficiência visual. As crianças que apresentaram resíduo visual (24%) tiveram como principais causas da deficiência as malformações da retina, do nervo óptico e do segmento anterior. A principal abordagem de reabilitação foi a orientação para atividades diárias e mobilidade. Isso ocorreu porque, entre os 47 alunos, 76.6% tinham AV < 20/1250 e 49% apresentavam alteração cognitiva moderada a severa. A estimulação visual precoce foi indicada para todas as crianças com idade < 3 anos.